Aulas de Dança do Ventre em Brasilia

1 – Movimentos enérgicos laterais e frontais

 

Conceito: Os movimentos enérgicos são aqueles que podemos classificar como movimentos de vigor, de explosão. Sua energia é doação e alegria. Estes passos compõem a estrutura da dança do ventre, podendo ser utilizados, dependendo de sua aceleração, em todos os momentos musicais.

 

Laterais:

  • Batida lateral: batida de quadril no sentido horizontal, para os lados. Diferente do shime simples, este movimento sai do eixo central. Popularmente conhecido como “Fechar a porta do carro” ou “Pêndulo”.

batida lateral

 

  • Elevação reta: elevação do quadril (contração dos oblíquos), fazendo com que o quadril de um lado apenas, movimente-se para cima, sem deslocamento rotativo ou horizontal.
  • Oito maia quebrado: o mesmo conceito do oito maia (vide ondulatórios) porém sem a característica sinuosa. Não é o mesmo que o shime Suhair Zaki por possuir um, mesmo que pequeno, deslocamento lateral.

Frontais:

  • Contração pélvica: contração da região pélvica e posterior relaxamento, causando uma espécie de “encaixe e desencaixe” do quadril.

 

Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>