Dança do Ventre Glossário da Dança do Ventre

1 – Movimentos da dança universal: Posições dos braços

 Conceito: Muitos dos passos utilizados na dança do ventre possuem movimentos muito semelhantes no balé clássico e moderno, no jazz, nas danças de salão, etc… e que recebem o mesmo nome em todas as modalidades, independente das transformações que sofreram para se adaptar a estas modalidades. Porém, mesmo recebendo as características próprias para o estilo, estes passos mantém sua base técnica e são usados universalmente. Aqui estão relacionados os principais deles, já adaptados.

 

Posições dos braços

Conceito: Braços

Os braços são considerados a moldura do corpo, responsáveis pelo “acabamento” em toda a dança. Existem 5 posições da escola acadêmica clássica, que são utilizadas na dança do ventre em uma versão adaptada `as características naturais desta modalidade. Os braços podem muitas vezes caracterizar o estilo dentro do universo desta dança: os braços mais baixos, próximos a região do umbigo, caracterizam uma dança egípcia, popular e oriental, enquanto os braços mais altos, próximos a linha do busto, são típicos de uma dança já influenciada por outras técnicas e mais ocidentalizada.

 

Observação: As 5 posições

Foram praticamente padronizadas as posições dos braços. Existem: a primeira e a segunda posição; a terceira posição pode variar em alta e baixa e a quarta posição em alguns métodos também varia entre quarta e quarta-cruzada; a quinta posição é fechada, o que fez com que alguns métodos utilizassem a sexta posição para a nomenclatura desta mesma posição com os braços abertos. O ideal é adaptá-las para a dança do ventre de forma bem natural e que respeite as características já pré existentes das posições de braços nesta dança milenar.

  • A primeira e a segunda posições receberão apenas uma linha diferente, além de terem a liberdade de diversos posicionamentos de mãos.

Primeira posição

DSC_7230

OBS: Durante as minhas aulas costumo chamar essa de primeira posição baixa para diferenciar da primeira posição clássica que aparece no vídeo, a qual em sala costumo chamar de primeira alta, muito usada para a execução dos giros.

Segunda Posição

posicoes (6)

 

 

  • A terceira posição possui seu desenho duplo clássico de alta e baixa e uma adaptação para uma posição também muito usada nesta modalidade, que por sua similaridade, acabou sendo concebida como 3ºposição fechada.

Terceira Posição fechada

 posicoes (7)

Terceira Posição

DSC_7209

Terceira Posição baixa (fechada)

posicoes (1)

  • Já a posição dita cruzada, continuou sendo a quarta posição.

Quarta posição

posicoes (2)

  • A quinta posição, caracterizada pelos dois braços altos acima da cabeça, permite diversas variações: aberta, fechada, com as mãos para fora ou para dentro, além dos estilos já quase em desuso por serem tidos como caricatos mas que foram muito usados na dança da década de oitenta, estabelecendo uma relação com os desenhos dos papiros egípcios e suas formas geométricas.

Quinta Posição aberta

posicoes (3)

 

 

Quinta Posição fechada

 

 Imagem 229

Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil

Comentar

Clique aqui para comentar