A respiração e as emoções

mantrarA respiração é o lidar com o ambiente. Como você lida com o que recebe do meio. O ritmo respiratório reflete nosso estado emocional. Ao ficarmos ansiosos podemos observar que a respiração fica curta e rápida, ao sentirmos medo ela aumenta o intervalo e se estivermos apavorados ela fica em descompasso. Assim, como reflete o estado emocional, ela possui o poder de alterá-lo, sendo que hoje em dia existem diversas técnicas que comprovam isso, como meditação, yoga, entre outras. A respiração é portadora de força vital, pois absorvendo o ar somos abastecidos por essa energia que recebe o nome de “prana” pelos hindus. Respirar se compõe em dois estágios, o inspirar e o expirar. Inspirar refere-se a sua capacidade de absorver vida. Expirar relaciona-se com a capacidade de expor e deixar fluir o que traz em seu interior. Ou seja esses estágios expressam a capacidade de dar e receber, de trocar. Se isso é algo confortável ou algo que o ser humano tem a capacidade de lidar, então sua respiração terá saúde.

” Como seres humanos trazemos em nosso ego a tendência de mergulhar no isolamento,

sendo a respiração um elo de contato com o mundo externo,

que impede de nos isolarmos.”

Normalmente, quando existem problemas na capacidade respiratória, existe uma dificuldade em lidar com o ambiente e o que ele está oferecendo, como se a pessoa não conseguisse se abrir para os acontecimentos à sua volta, e muito menos se expressar em relação à eles. A melhora do processo respiratório vem quando há uma abertura para a vida e uma significativa absorção para o que ela oferece.  

“ Resistir ao que se passa no ambiente,

bem como não ser espontâneo diante da situação,

é altamente nocivo para o mecanismo respiratório.”

Todos os seres compartilham do mesmo ar e a forma como nosso corpo lida com a recepção desse ar está relacionado  a como lidamos com as agressões externas, seja através de reações a poeira, odores, frio, ou como reagimos emocionalmente em ambientes psiquicamente destrutivos, podendo produzir tosse ou muco  tentando eliminar quilo que está o contaminando.

Os problemas respiratórios fala de nossa ação inadaptada ou não curadas de relacionamentos, tristezas e rancores guardados que não se conseguiu liberar.

Uma boa respiração reflete nossa capacidade de ocupar o nosso espaço vital , o poder de manifestar nossas sensações e emoções para podermos nos comunicar com plenitude.

 

Fontes:

Metafísica da Saúde, Luis Antonio Valcapelli;Gasparetto

A doença como símbolo: Pequena Enciclopédia Psicossomática, Rudiger Dalke

Quando a boca cala, os órgãos calam, Adalberto Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *