Aulas de Dança do Ventre em Brasilia

Deslocamentos

Conceito:

Exploração Espacial. A movimentação dentro da Dança. Os deslocamentos são movimentos que trazem dinâmica à dança, permitindo a exploração do espaço cênico. Sua energia é de mudança. Agregados à estrutura da dança do ventre, podem também ser utilizados para transição de movimentos além de trazer para a coreografia ou performance uma construção rica, diferenciada, mais harmoniosa e deveras menos monótona.

 

Observação:

Os passos utilizados nos deslocamentos espaciais muitas vezes podem ser enérgicos e/ou sinuosos. Transformá-los consiste em permitir que ele adquiram uma forma de se deslocar pelo espaço cênico. Por exemplo: Batida lateral se deslocando para o lado, Passo básico entrando ou saindo de cena, Meio redondo em manége, Círculos laterais usando contratempos, Twist percorrendo o espaço, entre outros.

 

  • Passo cruzado: uma perna sai da lateral, cruza a outra (base) pela frente e apóia. A que estava de base sai para o lado e faz um Twist. Na sequência, esta mesma perna repete o cruzamento enquanto o outro quadril fará o próximo Twist. Desta forma desloca-se para frente. Conhecido também como Passadas simples.

 

  • Passo cruzado para trás: mesmo conceito do Passo cruzado, porém realizado cruzando a perna de base por trás e consequentemente deslocando-se para trás. O quadril faz o twist com acento para frente, independente do cruzamento das pernas.

 

  • Passo cruzado duplo: mesmo conceito do Passo cruzado, porém serão executados dois cruzamentos das pernas, ou seja, dois passos antes do twist. O cruzamento pode ser feito pela frente da perna de base, por trás, ou mesmo alternado. Conhecido também como Passada dupla. A diferença para o Passo grego é que neste movimento não existe trabalho com o tronco e a diferença para o Passo de Mambo é o conceito técnico.

 

  • Passo cruzado inverso, para trás, duplo: exatamente o mesmo conceito, porém o quadril ao invés de realizar um Twist com o acento para frente, irá retornar e executar o acento deste Twist com o quadril para trás/baixo. Também conhecido como Passadas de quadril inverso (simples e duplas, frente e/ou trás)

 

  • Passo grego: originário das danças gregas, uma perna vai cruzando pela frente da outra e depois por trás. Ao realizar o cruzamento, todo o corpo, tronco e quadril, acompanham a direção das pernas, resultando numa constante troca de diagonais. Ficou muito conhecido pela utilização abundante deste passo pelo famoso coreógrafo Mahmoud Reda, que deu a ele inúmeras formas de utilização.

.                   DSC_7937 DSC_7948 DSC_7944

  • Passo de Mambo (Mambo step): originário da dança de salão, mais precisamente do Mambo. Com o corpo de frente e sem torção, uma perna sai para o lado e ao apoiar no pé executa uma batida lateral com o apoio neste pé, que retorna para trocar a base permitindo que o movimento seja repetido do outro lado. Pode-se ter um pequeno cambré lateral simultaneamente a batida de quadril.

 

  • Passo do cavalo: derivado da dança folclórica Said, consiste em se movimentar num balanço frente e trás em 4ª posição, levando o quadril junto. Balança-se para frente e ao retornar para a perna de trás, a perna que estava na frente dá um passo para trás e num acentuado plié faz com que simultaneamente a da frente eleve o joelho numa espécie de passé aberto (sem trazer a ponta do pé fechada ao joelho). Também se usa esticando a perna da frente num développé.

 

  • Arabesque: embora seu conceito seja o de uma posição (vide 03.1), na dança do ventre ele é muito utilizado como deslocamento, quando antes da realização executam-se 3 passos. Lembrando que dentro deste conceito, a pisada na ponta do pé ou relevé é o movimento Piqué e o arabesque é a posição que vem a seguir.

 

  • Arabesque balladi: o mesmo arabesque, porém aqui ele perde sua característica alongada, com a perna recolhida e o pé em posição de coupé.

 

  • Arabesque Karioca ou Arabesque para trás: recebe este nome por ter sido difundido pela bailarina Tahia Karioca. Também conhecido popularmente por “passinho do bêbado”, sua execução consiste em dois passinhos para trás e no terceiro a perna livre segue em direção do arabesque enquanto o mesmo quadril desenha um Meio círculo deitado para fora.

 

  • Arabesque Andaluz: este movimento de influência flamenca, é a junção de três movimentos. Inicia-se com um rond de jambe enveloppé no ar e quando a perna vai descer na frente, ela estica simultaneamente a um cambré.

 

Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>