Deusas Parvati, Gauri e Kali, o feminino na cultura indiana.

 

OgAAAD_zciaqfhmmiG5tjMxVdiwHsueSg4Q4pJ9w6j3_GpZgvR38JGKbuMPcPvYnAglcQTQV7dSacbnzZ6PEo6CwWwsAm1T1UMFwEfCGWHe1vl35MJHpgy9F6Ni3

Parvati ou Maadevi é a deusa hindu da fertilidade, amor e devoção; assim como da força e dos poderes divinos.

É a segunda consorte de Shiva, o deus hindu da destruição e renovação (a primeira é Sáti). No entanto, ela não é diferente de Sáti, sendo considerada a reencarnação da ex-consorte de Shiva. É a mãe de Ganesha e de Skanda ( Kartikeya) . Algumas comunidades também acreditam que ela é a irmã de Vishnu e Shaktas. Ela é considerada como a derradeira Divina Shakti – a encarnação da energia total do Universo.

Às vezes, Parvati é considerada suprema Mãe Divina, com todas as outras deusas referidas como encarnações ou manifestações dela. Cada um de seus aspectos é expressado por nomes diferentes, dando-lhe mais de 100 nomes em histórias hindus regionais da Índia.

Gauri ou Mahagauri é uma de suas manifestações.

De acordo com a mitologia hindu, a Deusa Mahagauri tem o poder de satisfazer todos os desejos de seus devotos. Aquele que adora a deusa recebe alívio de todos os sofrimentos da vida.

Mahagauri tem quatro braços. Seu braço direito está na pose de apaziguar o medo e a mão inferior direita segura um tridente nele. Ela segura um tamborim no braço esquerdo e o inferior está na forma de uma bênção.Maa-Mahagauri-768x703

Gauri é a deusa hindu da pureza. Ela é um avatar da Deusa Parvati.

Quando Parvati primeiro procurou Shiva para seduzí-lo, Shiva achou que sua pele escura não era atraente. Parvati recuou para a floresta, onde viveu uma vida muito austera, desenvolvendo seus poderes espirituais.

Brahma tomou conhecimento do domínio de Parvati de seu eu físico, e decidiu conceder-lhe um desejo. Parvati pediu que sua pele escura fosse tirada, para que Shiva a amasse.

Brahma tomou a escuridão e criou a Deusa Kali com ele, deixando Parvati com pele dourada, e ela se tornou a Deusa Gauri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>