Aulas de Dança do Ventre em Brasilia

Elementos formais da dança

Entendendo a Dança

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. A criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade.

A dança é uma linguagem artística baseada no movimento

“Um dos objetivos educacionais da dança é a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal e a investigação do movimento humano.” (Brasil, 1997a, p.68).

O que é movimento?

DSC_8234

O movimento nada mais é do que a variação de posição de um corpo relativamente a um ponto, é o deslocamento no espaço. É a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo. São 4 os fatores do movimento: tempo, espaço, fluência e peso – O que move? Como? Onde? Por quê? Para quê?

Elementos Formais da Dança

elementos_formais_danca__1

  • Estudo do movimento corporal: o movimento do corpo ou parte dele num determinado tempo e espaço.
  • Percepção do tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança. O corpo precisa estar aberto às mudanças decorrentes no tempo em diferentes momentos.
  • Exploração do espaço: interno e externo, público e privado, relacionando o entendimento de corpo e ambiente/contexto. Dentro do espaço estudamos as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto), extensões (perto, médio e longe). As conexões que se estabelecem com o ambiente podem ser vistas como relação de compartilhamento e troca.

 

Fonte: Secretaria da Educação do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>