Aulas de Dança do Ventre em Brasilia

Jongo

.           Origem: o Jongo é uma dança de origem africana, possivelmente do povo oriundo de Angola, da qual participam homens e mulheres, significando divertimento. O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e à dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um de “tipo de samba” mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao samba. Em alguns locais, o nome pode variar como Caxambu, Dança do Jongo, Bambelô, dentre outros.

.           A Festa: é uma música feita para dançar, e se fundamenta com o “ponto”, ou seja, a pessoa tem que “desamarrar”(decifrar) o “ponto”. O “ponto” seria uma espécie de adivinha, onde o verso cantado não expressa de forma muito clara o que se trata, e é preciso descobrir para saber do que fala a música.
Exemplo de uma crítica feita a um chefe político:

“Tanto pau de lei
que tem no mato,
imbaúba é coroné.”

.           A explicação do “ponto” é que no meio de muita gente boa que existe, foram escolher logo o “coronel” que não é bom, para um cargo tão importante. Segundo a comparação da música: Pau de Lei: Gente boa, e Imbaúba: árvore cuja madeira é ôca sem muita serventia, gente ruim.

.           Na maioria das vezes, a música é cantada por duas ou três vozes. Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.

.           Na Dança são utilizados os seguintes instrumentos musicais: atabaque guanazamba, guaiá, atabaque candongueiro, puíta,cuíca, atabaque cazunga.

1143098

Fonte: Ig – Brasil folclore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *