Dança no Mundo Gêneros da Dança

Dança Contemporânea

.            A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica, e sim um modo de pensar a dança que passou a ser desenvolvido em todo o mundo a partir da década de 70, depois de a dança moderna dar o pontapé inicial na quebra da hegemonia do balé clássico. Ela nos propõe uma investigação de nós mesmos por meio do corpo, nos convida a vasculhar cada detalhe para descobrir movimentos que expressem nossas emoções, dúvidas e pensamentos, e nos lança a questão: por que não encarar o corpo como uma forma de existir e de fazer trocas com o mundo? Assim, mesmo quem não pretende ser bailarino pode praticar aulas de dança contemporânea como uma forma de autoconhecimento.

Conhece-te a ti mesmo

.         Somos criados dentro de certos padrões e ficamos acomodados naquilo, escreve o bailarino e coreógrafo Klauss Vianna (1928-1992), criador da técnica de consciência corporal no Brasil, no livro “A Dança”.

.            A dança surge de nossos processos internos, de como nossos músculos se movem, como os ossos se encaixam e como colocamos emoção em nossa massa. Daí a ideia de buscar a dança que existe dentro de cada um. Quanto mais levarmos em conta essa dimensão existencial revelada por meio do nosso corpo, mais proveitoso poderá vir a ser o trabalho realizado e mais rico o resultado, escreve Klauss.

Lei da gravidade

.            Da mesma forma que se preocupa com a anatomia, a dança contemporânea usa as leis físicas, como a gravidade e a força peso de nosso corpo, a favor do movimento.
.            Mas como você já deve ter percebido, regras e padrões passam longe da dança contemporânea. O fato é que suas coreografias tendem a mostrar, de forma mais ampla, a relação do corpo com o espaço, aproveitando as diversas possibilidades dessa interação. O coreógrafo Ivaldo Bertazzo, criador do método de educação do movimento, diz que, se nosso corpo se constitui de vários pedaços, o movimento nos possibilita juntar as peças e criar unidade.

Novos pontos de vista

.            A dança contemporânea nos permite desalojar velhos padrões não só de movimento, mas de formas de pensar. É preciso deixar de lado certos valores para se espreguiçar no chão ou improvisar mesmo sabendo que, para quem olha de fora, você pode parecer ridículo. A reconhecida coreógrafa alemã Pina Bausch escolhe os bailarinos não pela técnica, mas pelo que pensam. Para isso, passa dois ou três dias com as pessoas antes de elegê-las ou não. Angel Vianna, professora, bailarina e companheira de vida de Klauss Vianna, diria que talento tem muito pouco a ver com dançar. É ao experimentar livremente que as capacidades se afloram. A dança contemporânea já valeria por nos devolver o corpo como forma de expressar nossa individualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar