Dança Africana Dança no Mundo Gêneros da Dança

Danças Africanas: São-Tomé e Príncipe

São-Tomé e Príncipe

  • Ússua: dança de salão, de grande elegância e finura (uma espécie de mazurca africana), em que os pares são conduzidos por um mestre de cerimônias ao ritmo lento do tambor, do pito daxi (flauta) e da corneta. Todos os dançarinos usam trajes tradicionais: as mulheres saia e quimono, xale ou pano de manta; os homens trazem chapéus de palhinha e usam no braço uma toalha bordada (que serve para limpar o suor do rosto).

  • Dexa: típica da ilha do Príncipe de raízes angolanas. Ao ritmo de um tambor e de uma corneta, diversos pares executam elegantes danças de roda. As letras são quase sempre humorísticas, ou mesmo de escárnio, e implicam uma réplica da parte do visado. A dexa é dançada durante horas inteiras, apenas com ligeiras modificações na sua toada musical.
  • Puita: provavelmente com raízes Angolanas, a puita é uma dança fortemente erótica, em que o tambor avança de forma frenética, obsessiva, sensual, pela noite dentro. Homens e mulheres formam filas indianas e, com alguns rodopios, fazem entrechocar os corpos de forma sexualmente explícita. Quando um parente deixa este mundo, é de praxe dançar, em dias de nozado, uma puita em sua homenagem. A falta de cumprimento a este ritual pode ocasionar desventuras na família. Mas a puíta é tocada em muitas outras ocasiões, sendo uma das formas de música mais populares em S. Tomé. Parecido com a puita, mas encomendado com outros objetivos, o d’jambi é um ritual com poderes curativos, semelhante à macumba brasileira. Os curandeiros, ao dançarem, entram em transe, submetendo então o doente a práticas rituais onde são invocadas figuras sobrenaturais e estabelecidos contatos com espíritos de indivíduos falecidos. São também frequentes fenômenos de insensibilidade ao cansaço e à dor (dançada durante a noite inteira, caminhar sobre brasas, ferir o próprio corpo, etc.). As autoridades coloniais e religiosas tentaram sempre proibir os d’jambi devido às suas óbvias conotações com a feitiçaria e os rituais animistas do continente africano.

tomeprincipe (1)

  • Bligá (ou jogo do cacete): é um misto de dança e jogo lúdico, em que a destreza e o vigor físico do jogo do pau transmontano, aliam-se a uma sofisticada corporalidade e gestualidade que fazem por vezes lembrar certas artes marciais orientais. O bligá (que significa brigar) foi certamente uma das danças que deu origem a capoeira. Este estilo era usado pelos escravos, que usavam como uma arte de autodefesa sem que as autoridades percebessem; os gestos são, a maior parte das vezes, mimados (transformando assim a ação em representação), em vez de serem executados explicitamente.
Disponível em: dancasafricanas.com

Comentar

Clique aqui para comentar