Conceito:
Movimentos ondulatórios são aqueles que podemos classificar como movimentos sinuosos. Sua energia é de introspecção. Transmitir sensações. Estes passos, que também compõem a estrutura da dança do ventre, são utilizados nos momentos musicais mais tranquilos e lentos. Com o desenvolver de seu conhecimento, você poderá utilizá-los também em combinação com passos enérgicos, criando apuradas leituras musicais.
Movimentos de Quadril:
Conceito:
Oito: também considerado passo fundamental desta modalidade de dança, o Oito ou Oito do infinito é representado por este símbolo: ∞. Os diversos Oitos existentes partem do princípio de se desenhar esta figura com os quadris.
- Oito Maia: visualizando o símbolo na altura do umbigo, em posição vertical (como o símbolo) o meio do oito é exatamente o centro do corpo (umbigo). O desenho da figura é feito na extensão do quadril, de um lado para outro, no sentido de cima para baixo, sem permitir deslocamento no sentido horizontal. Popularmente conhecido também como Oito para baixo.
- Oito Egípcio: exatamente o mesmo conceito do Oito Maia, visualizando o símbolo na altura do umbigo, em posição vertical, a diferença consiste em que o quadril irá movimentar-se de baixo para cima, sem permitir deslocamento no sentido horizontal. Popularmente conhecido também por Oito para cima.
- Oito Deitado interno: visualizando o símbolo na altura do umbigo, em posição horizontal (como o desenho deitado) o centro da figura agora está no eixo, na posição da coluna. O desenho da figura é feito na extensão do quadril, de forma horizontal, no sentido de fora para dentro, sem permitir deslocamento no sentido vertical. Sua nomenclatura usa a expressão “interno” porque o movimento vem para dentro do corpo. Na América do Norte é conhecido como Oito grego.
- Oito Deitado externo: exatamente o mesmo conceito do Oito deitado interno, visualizando o símbolo na altura do umbigo, em posição horizontal, a diferença consiste em que o quadril irá movimentar-se de dentro para fora ou, do corpo para o exterior. Na América do Norte é conhecido como Oito americano.
- Oito de fogo: movimento que caiu em desuso com o passar dos anos e da modernização da dança, pertence as origens desta arte. Consiste no desenho consecutivo e ininterrupto dos quatro Oitos tradicionais da dança, nesta ordem: Egípcio, Deitado interno, Maia e externo.
- Oito Lateral: o símbolo do infinito está posicionado com o centro em apenas um dos quadris, lateralmente, na posição vertical, de forma perpendicular ao corpo.
- Oito lateral em pé: o símbolo do infinito está posicionado com o centro em apenas um dos quadris, lateralmente, na posição vertical, porém com a borda da figura virada para baixo, com formato parecido ao número oito. Também de forma perpendicular ao corpo este movimento é popularmente conhecido como Círculo de duas alturas.
- Oito solto: este movimento é uma junção do Oito egípcio com o Oito deitado interno. Inicia-se o desenho com o Oito egípcio e no meio, o desenho muda para o Oito deitado interno, ainda de um mesmo lado da figura. Os deslocamentos horizontais e verticais são permitidos e acontecem simultaneamente a um trabalho de pernas: cada lado completado do desenho do oito do infinito termina em um rond de jambe a terre en dehors.
- Oito em diagonal: este movimento é uma junção de meio Oito lateral com meio Oito deitado interno. A figura do oito do infinito fica com o centro no eixo da coluna e o desenho é realizado primeiro na lateral de um quadril (1/2 Oito lateral), e depois com o outro lado do quadril de forma horizontal (1/2 Oito deitado interno).
- Redondinho ou redondo pequeno: este movimento acontece dentro de seu eixo central, desenhando com o quadril um círculo cujo diâmetro máximo será o tamanho do próprio quadril. Uma outra forma referência é a união de quatro movimentos: elevação reta, contração pélvica, elevação reta do outro lado e por fim o relaxamento do quadril. Pode ser usado na base, na posição oriental, trabalhando o plié na base e em diferentes velocidades. Também possui sua versão em break, o Redondinho quebrado, quando as quatro etapas se realizam separadamente, de forma enérgica.
- Redondo ou redondo médio: não mais dentro do próprio eixo. Ainda com o mesmo conceito de desenho do Redondinho porém ampliado o diâmetro do círculo no quadril para os limites verticais da linha dos joelhos (relaxados).
- Redondão ou redondo grande: considerando que o redondo pequeno acontece dentro do eixo e o redondo na linha dos joelhos, o redondo grande trabalha o quadril na extremidade do corpo. O tronco deve ficar livre neste movimento, sendo projetado para o lado contrário do quadril, como um contrapeso, porém sem trabalhar. Por uma questão estética, não se abre demais as pernas, utilizando o recurso de troca de bases.
- Meio redondão: (metade do redondo médio). O movimento do Redondo, pela metade. Pela frente ou por trás. Pode-se também executar este movimento de um lado para o outro e com deslocamento para a lateral, usando a troca de base.
- Redondão com tronco: o mesmo princípio do Redondão, porém com trabalho de tronco, que vai do suplesse ao cambré de acordo com a flexibilidade da bailarina.
- Círculos deitados: com um único lado do quadril sendo trabalhado, este movimento desenha um círculo na horizontal. A diferença entre este movimento e os redondos é que este não trabalha dentro do eixo mas sim, deslocando-se na lateral do corpo. Considerado en dehors ou para fora quando em sentido horário e en dedans ou para dentro quando em sentido anti-horário.
- Meio círculo deitado: metade do movimento do círculo deitado. Para fora quando em sentido horário e para dentro quando em sentido antihorário.
- Círculos em pé: com um único lado do quadril sendo trabalhado, este movimento desenha um círculo completo na posição vertical, na lateral do quadril, perpendicular ao corpo.
- Círculo Ovalado: como o nome diz, o desenho de uma oval. Partido do eixo central (no umbigo) – não como nos círculos com um quadril apenas, nem como nos redondos com o quadril todo como um bloco – se desenha uma oval na posição horizontal. Popularmente conhecido como “ovinho”.
- Ondulação pélvica: unindo a contração pélvica e o posterior relaxamento dos músculos desta região com um leve desencaixe do quadril, cria-se uma ondulação que acontece apenas nesta região do corpo, sem se expandir para o abdômen ou o tronco.
- Ondulação pélvica reversa: o mesmo conceito da ondulação pélvica, porém com o movimento no sentido contrário.
Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil
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