A forma de dança conhecida no Ocidente como a Dança do Ventre, é baseada em uma das danças sociais nativas do Oriente Médio. Na Palestina, esta dança social é chamado de Raks Baladi.
e é realizada por pessoas de todas as idades e ambos os sexos durante ocasiões festivas como casamentos e outros encontros sociais para diversão e celebração.
Esta é a versão teatralizada, realizada por homens (como Jim Boz e Tito) e mulheres(como Morocco e Belly Dance Superstars) dançarinos profissionais e e’ chamada Raks Sharki em árabe, que é mais popular na América hoje.
Em suas terras meninos e meninas nativos aprendem a dança desde cedo. Tal como acontece com todas as danças sociais, é aprendida informalmente através da observação e imitação dos mais velhos durante as celebrações familiares e comunitárias, bem como durante reuniões informais com os amigos.
A origem exata desta forma de dança é ativamente debatida entre os entusiastas da dança, especialmente dada a pesquisa acadêmica limitada sobre o tema. Grande parte da investigação nesta área tem sido feito por dançarinos tentando entender as origens de sua dança.
Um mal-entendido geral da verdadeira natureza da dança tem dado origem a várias teorias conflitantes sobre suas origens. Porque essa dança é uma fusão de vários estilos de dança, ela sem dúvida tem muitas origens diferentes – muitos deles em danças folclóricas étnicas.
Muitos bailarinos se identificam com uma ou outra de uma série de teorias sobre a origem da forma. Algumas dessas teorias são de que a forma de dança:
- Originou-se de danças no início Egito
- originou-se de uma dança religiosa em Templos de Sacerdotisas uma vez praticada para a Grande Deusa Mãe. Ela é conhecida por nós por muitos nomes: Isis, Inanna, Astarte, Ishtar, Kali, Deméter, Afrodite, Virgem Maria, Ceres, Cibele, etc . De origem Matriarcal – com uma descendência matrilinear.
- tinha sido uma parte de práticas de parto tradicionais nas regiões de origem
- havia se espalhado a partir das migrações do povo Romani (também chamado de “ciganos”) e grupos relacionados, com origens na Índia.
Das teorias, a primeira explicação é raramente invocada, mesmo com defensores de status tão elevado como o dançarino egípcio Dr. Mo Geddawi promovendo-a . Grande parte do apoio a esta teoria decorre das semelhanças entre poses na arte egípcia e os movimentos de dança moderna.
A teoria mais conhecida é que ela e’ originada de uma dança religiosa. Essa idéia é geralmente aquela que tratam os artigos tradicionais sobre o tema, e tem desfrutado de uma grande quantidade de publicidade. Nos anos 60 a bailarina Jamila Salimpour foi uma defensora. Isso também foi popularizado em obras como Earth Dancing e Grandmother’s Secrets.
Link do livro completo : http://www.amazon.com/Grandmothers-Secrets-Ancient-Rituals-Healing/dp/1566563267
A teoria de “práticas de nascimento” abrange um sub-conjunto de movimentos da dança na moderna Raqs Sharqi. Fortemente divulgado pela pesquisa da antropóloga leiga /dançarina Morocco (também conhecido como Carolina Varga Dinicu), envolve o retrabalho dos movimentos tradicionalmente utilizados para demonstrar ou facilitar o parto. Apesar da falta de um “ponto de origem”, esta teoria tem a vantagem de inúmeras referências históricas orais, e é apoiado por um comentário na obra The Dancer of Shamahka
Link do livro completo : https://archive.org/details/dancerofshamahka00ohanuoft
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