Dança do Ventre Glossário da Dança do Ventre

Movimentos no solo

 

  • Sereia: movimento dos mais antigos desta arte, consiste em fazer uma completa ondulação de corpo, deitada no solo. Com o corpo deitado no solo mas em posição vertical (de lado) e o tronco apoiado sobre o cotovelo, o quadril que está em cima desenha um Círculo em pé, com a perna esticada,enquanto o corpo realiza simultaneamente uma Ondulação abdominal. Conhecido também como Ondulação de corpo no solo e popularmente como o “movimento da deusa da água”.

 

  • Cleópatra: consiste em literalmente rolar pelo chão com os braços estendidos para cima ou ao longo do corpo que, para poder rolar, fica contraído e com as pernas unidas. Ficou conhecido com este nome em referência ao famoso filme em que Cleópatra adentra o palácio enrolada em um tapete, desenrolando-se dele no chão.

 

  • Espacate: deriva da palavra italiana spaccata e é um movimento que consiste em abrir as pernas de forma que estas estejam coladas ao solo paralelamente e façam um ângulo de 180º, podendo ser abertura frontal, derivada da 4ªposição, ou lateral , derivada da 2ª posição. No balé também é chamada de grand écart.

 

  • Lamento de Ísis: é uma posição. Com os joelhos dobrados e o corpo sentado entre as próprias pernas, o tronco desce ao chão e permanece nesta posição. Podem-se executar aqui Ondulações abdominais, Twists, movimentos de braços, subidas acentuando o cambré e tudo o que o alongamento da bailarina permitir.

 

  • Ondulação em Prancha: com o corpo quase deitado paralelamente ao chão mas com o tronco apoiado nos cotovelos e ante braços, aqui a ondulação é executada em forma de camelo. As pernas permanecem esticadas e unidas para a estética do movimento.

 

  • Ondulação de joelhos: apoiada sobre os joelhos e com o tronco em um leve cambré, apoiase um dos braços ao longo do corpo enquanto executa-se o movimento do camelo. Embora seja um dos movimentos contemporâneos ao da Sereia e ao Lamento de Isis dentro da chamada dança do ventre antiga, tornou-se popularmente conhecido pelos shows da cantora pop Shakira, chegando a ser chamado popularmente de “Camelo Shakira”.

 

  • Queda sentada: posicionando-se em 4ª posição, com o uso de um plié bem rápido, senta-se no chão, baixando juntos o tronco e a cabeça.

 

  • Queda turca: movimento de grande impacto para finalizações. A bailarina inicialmente em pé, executa um relevé seguido de um cambré total que com o auxílio do plié permite que a mesma chegue ao chão (em ponte) ajoelhada e depois se deite entre as próprias pernas. Como este movimento é feito de forma muito rápida, têm-se a impressão de que a mesma caiu. A pose final deste movimento é a mesma conhecida como Lamento de Isis.

 

  • Queda turca de lado ou queda deitada: vindo de outro movimento (normalmente um giro) uma perna cruza a frente da outra e a de trás faz um grande plié até tocar o chão e esticar, permitindo que se deite rapidamente.

 

Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil

Comentar

Clique aqui para comentar