O Brasil Árabe
O Brasil é um país formado por diversas culturas compartilhadas por inúmeros grupos nem sempre bem reconhecidos e interpretados.
O negro, o índio, o árabe, o cigano formadores de nossa cultura ainda lutam por um espaço que lhes foi tomado por hegemonias históricas e vivem em constante ameaça de suas manifestações culturais. Isto é sentido no currículo escolar, onde ainda há a visão de um grupo dominante, agindo na construção de identidades sociais e culturais dos estudantes. Definindo o conceito e conteúdo de uma cultura, produzindo e reproduzindo
a cultura.
Estes grupos são invisibilizados e apresentados de formas distorcidas por diversos meios de controle e poder, fazendo com que o brasileiro desconheça as raízes de sua própria cultura. Da mesma forma são apresentados no currículo, num percentual pequeno ou simplesmente como inexistentes, desconsiderando a pluralidade cultural da sociedade. Consequentemente, entramos num processo de anulação de identidade cultural brasileira, fazendo com que o brasileiro afaste-se ,negue e ignore os formadores de cultura em que nasceu, colaborando para um extermínio cultural.
A cultura árabe adentrou o Brasil bem antes da imigração, já no início do processo de colonização territorial. O português trouxe consigo toda uma cultura moura assimilada durante o domínio sarraceno
da Península Ibérica. O português respirou e vivenciou o domínio árabe por cerca de oito séculos. A queda deste domínio coincide com a época da invasão portuguesa ao território brasileiro. Uma cultura extremamente forte, que entranhou-se no modo de comer, vestir, tocar, falar e viver lusitano , trazido por ele ao solo brasileiro , estando enraizada na cultura popular brasileira.
Ventre Brasil
Sinopse
O Ventre Brasil visa trabalhar a dança do ventre, danças étnicas e brasileiras, trazendo ao estudante brasileiro conhecimento sobre a cultura do Oriente Médio e sua influência na formação da cultura brasileira, despertando a percepção, identificação, respeito e apreciação pela cultura árabe. Visa fortalecer a imagem da mulher perante a sociedade ainda mergulhada em valores
patriarcais.
Dirigido por Diana Arássad, arte educadora e bailarina Selo Suheil , formada pelo Método Acadêmico Suhel de Ensino. Serão executadas oficinas de dança, com foco em História da Dança, Técnica da Dança Oriental pelo Método Acadêmico e Dançaterapia.
Público alvo
Estudantes da rede pública e particular de instituições ensino e pessoas interessadas em trabalho corporal, Dança, Cultura brasileira, Cultura árabe, Educação-comunicativa, Consciência corporal e emocional.
Certificado de Copyright e Registro de Direito do Autor
Publicação Oficial da Copyright e Registro IP
https://copyright.com.br/copyright-arquivamento-prova-da-publica%C3%A7%C3%A3o.html
Comentar