Danças Ancestrais e Sagradas

1 – Nomenclatura, trabalho terapêutico: A Dança Sagrada

Conceito: A Dança Sagrada

Nesta ramificação de trabalho com a dança do ventre, procura-se o equilíbrio do corpo e da mente através dos elementos da natureza e de suas respectivas relações com o corpo feminino, usando os arquétipos da mitologia e reverenciando essas divindades. Neste trabalho de fundo terapêutico, não se pensa em estética ou técnica dos movimentos como fundamentos básicos. Aqui são levados em conta outros valores que remetam este trabalho o mais próximo possível de suas origens místicas do matriarcado. O uso principal dos movimentos estarão ligados ao equilíbrio e a consciência de efeitos psicológicos atuantes durante qualquer ritual como este.

Observação: A nomenclatura aqui apresentada e relacionada com os elementos, como em todo trabalho lúdico, está presente apenas para facilitar a compreensão daqueles que buscam esta ramificação como uma terapia alternativa.

Simbologia: A Grande Mãe e os elementos da natureza como a representação das Deusas.

4_Elementos

– Elemento Água: – Elemento Água: um rio que segue seu curso, habilidoso vai contornando os obstáculos e é capaz de criar vida por onde passa. Conceitos de fertilidade e sensibilidade. Um pedido sagrado e íntimo de intuição, criatividade e prosperidade. O elemento Água simboliza o plano emocional e é relacionado com o chacra umbilical (elemento água). O movimento de referência é Ondulação de corpo no solo (sereia ou deusa da água).

agua

– Elemento Ar:

representa o vento cósmico capaz de trazer e levar conhecimento e vida. Um pedido sagrado e íntimo de expansão dos horizontes e leveza do ser.O elemento Ar simboliza o plano intelectual e é relacionado com o chakra da coroa e chacra cardiaco(elemento ar).O movimento de referência são os Giros embora hoje em dia seja comum também representá-lo com véu(s).

ar

– Elemento Terra: a árvore que se curva ao vento demonstrando humildade e flexibilidade perante as circunstâncias. Um pedido sagrado e íntimo de concretização dos objetivos materiais, estabilidade e segurança. O elemento Terra simboliza o plano físico e é relacionado com o chakra secreto, ou sexual. O movimento de referência é o Redondão com tronco (o tronco da árvore e as raízes nos pés) e dos braços elevados representando seus galhos.

terra

– Elemento Fogo:

representa uma chama crescente de fogo que evolui com impulso, determinação e inspiração. Um pedido sagrado e íntimo de força, coragem, proteção e sucesso.

O elemento Fogo simboliza o plano espiritual e é relacionado ao chakra solar ou umbilical. Seu movimento de referência é o shime.

 solar

Alterações (sublinadas): por Diana Arassad

Fonte: Glossário da Dança do Ventre, por Bailarina Suheil

Comentar

Clique aqui para comentar