Sobre Diana Arássad

Diana é Arte-educadora graduada pela FADM-2002 e Arteterapeuta em Educação e Saúde pós-graduada pela UCAM-2005.

É Bailarina Oriental e professora credenciada pelo Método Acadêmico Suheil de Ensino de Dança do Ventre – 2011.           

Dançarina cigana com especialização pela Escola Nômade – 2018, além de ter formações com profissionais renomados das Danças Àrabes, Ciganas e Brasileiras. Produtora cultural, pós-graduanda em Dança pela Estácio de Sá.

Em 2019/2020, Diana e Diana Arássad Art Dance receberam o título de Membro do Conselho Internacional de Dança CID – UNESCO, a maior organização oficial em dança do mundo, sendo reconhecida por sua trajetória de dança e trabalhos artísticos.

Respiradora Aquímica formada por Sajeeva Hurtado pelo Sistema ROAF – Respiración Ovárica Alquimia Feminina – 2020. É Cromoterapeuta clínica formada pelo GFA e Reikiana Método Usui.

Trabalha com Arte-educação desde 2002 e ministra aulas de Dança Oriental desde 2008. Da sua formação e experiência profissional surgiu o Diana Arássad Art Dance.

Pesquisadora das culturas étnicas-tradicionais e espiritualidades do mundo, facilita grupos de Danças Étnicas, Meditação e Sagrado Feminino.

Tem experiência em grupos terapêuticos de Tantra Osho, Kundalini Yoga, Meditações, Sagrado Feminino, Geometrias Sagradas (Ovo Yoni e Falo de Shiva), estudos de religiosidade brasileira, como Teologia de Umbanda Sagrada e vivências em grupos étnicos, principalmente indígenas, trazendo toda essa riqueza cultural e espiritual para o seu trabalho performático e suas aulas.

Devido à sua ligação com os povos tradicionais, recebeu em Outubro de 2020 seu nome de batismo KoKopari Kayapó pelos ancestrais da etnia Kayapó ( com muita gratidão)!

A partir de 2012 trabalha no Projeto Ventre Brasil, de sua autoria, que desenvolve em escola pública com dança do ventre, danças brasileiras, étnicas e práticas meditativas.

Cria o Projeto Ventre Vivá, iniciado com um espetáculo no auditório do IFB do Gama em fevereiro de 2016, numa busca integradora de Danças Étnicas, Ritualísticas, Práticas Meditativas e o Sagrado, atualmente sendo desenvolvido em pontos culturais do DF.
Apresenta-se e ministra oficinas e aulas de Dança Oriental Árabe, Dança Cigana e Danças Brasileiras, Práticas Meditativas e o Sagrado no Brasil e exterior.

Saiba mais em Projeto Ventre Brasil

Saiba mais em Projeto Ventre Vivá

Sobre Diana Arássad Membro CID UNESCO

Sobre Respiración Ovárica Alquimia Femenina: Sistema ROAF


Para contratar para aulas, oficinas, eventos, shows e performances: Portifólio para contratação para eventos

Histórico

Estudou a dança do ventre e as diversas danças folclóricas árabes com renomados bailarinos e coreógrafos da dança árabe da atualidade. Teve contato com várias modalidades de dança: expressão corporal, jazz, ballet clássico e moderno, danças brasileiras, cigana e afro-contemporâneo.

Em 2002 graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, onde teve contato com dança, música, canto e teatro.

Pós-graduou-se em Arteterapia em Educação e Saúde, pela Universidade Cândido Mendes em 2005.

Em 2003, concluiu o nível profissional no Ayuny Studio de dança do ventre.

Construiu sua trajetória com profissionais de destaque:

Professores:

Dancas árabes:

  • Academia Any Shirley – Mônica e Luciana
  • UNB – Renata
  • Ayuny – Julia Paiva , Mahmoud e Devadasi
  • Sudoeste – Ousseima
  • Nucleo de Dança do D.F – Beth Lissa
  • Ninah Medrey – Aricelma
  • Sultana Studio – Devadasi
  • Arabiie – Warda Maravilha
  • Oriente, Encanto e Magia – Shalimar Mattar – Formação
  • CFPDV – Suheil – Formação
  • Julia Paiva – Formação

Danças Ciganas:

  • Samira Samra
  • Marlete Queiroz
  • Luciana Barcelos
  • Joana Gea – Formação
  • Assala Abrahim – Formação
  • Simona Jovic
  • Chua Alba

Danças em geral:

  • Aerodança – Academia Tubarão- TO – Fúlvia
  • Expressão corporal: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – DF – Camillo Vacalebre e Dorka
  • Alongamento e flexibilidade: Núcleo de Dança do DF – Sonia Bim
  • Ballet Clássico e moderno: Centro de Dança do DF – Beth Lissa
  • Danças e rodas brasileiras: EAPE – DF – Vana Chagas, Maria Esperança
  • Dança cigana – Espaço Oriente – SP – Samira Samra, Joana Gea – Esp
  • Dança afro-contemporânea – Julio Cesar

Cursos e workshops:

  • Nacionais:Kahina, Priscilla,Jade el Jabel, Henry Netto, Anthar, Hayat el Helwa,Pierre Saloum e Adriana Lima,Aditi, Sonia Bim, Vana Chagas, Warda Maravilha.
  • Internacionais: Mahmoud Reda-Egito, Yousry Sharif-Egito/E.U.A., Saida-Argentina, Mario Kirlis-Argentina, Raqia Hassan-Egito, Dina-Egito, Ashraf Hassan-Egito, Faten Salama-Egito, Samara –Espanha, Angeles-Argentina, Romina,Randa-Egito, Jillina-E.U.A, Amir Thaleb – Argentina.

Sua primeira apresentação marcante em palco foi através da música, aos 15 e 16 anos apresentando-se no Centro Cultural de Palmas, pelo Studio TKT, tocando teclado.

Como bailarina  apresentou-se em diversos teatros, casas noturnas e eventos:

Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Sesi Gama, Academia Any Shirley, Anatel,Teatro Nacional,Ayuny Café,Centro Cultural Brasília,Sesc 913 Sul,Teatro dos bancários,BPW Brasil,Rancho Uirapuru, ASMAC, UNIREAL, Faculdade JK, EAPE, Gama Shopping,UNIP, escolas , abertura de bandas e eventos diversos.

Fez parte do grupo de danças folclóricas do Ayuny, do grupo Qâmar e fazendo aberturas do grupo do cantor Amaury Junior.

Atua como professora de dança árabe desde 2008. Ministrou aulas de dança na Academia Any Shirley e no Instituto de Dança Andréia Paula, DF. Trabalha como arte-educadora na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2003.

Participou da segunda turma de formação profissional em dança árabe Oriente Total , oferecido pelo “Oriente, Encanto e Magia”, em 2009 e 2010.Nesse período estudou dança cigana com Samira Samra.

Em 2011 desfilou na ala “Oriente, Encanto e Magia” na Escola de Samba Gaviões da Fiel. Em abril do mesmo ano apresentou-se no espetáculo Alquimia, no Mercado Persa, considerado o maior festival de dança árabe do mundo, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo, com o grupo Emoções e à convite da própria diretora do Festival, Shalimar Mattar, executou um duo com a bailarina Regiane Macedo, contracenando com o ator André Ruas.

2011 – No mesmo ano ingressa no Curso de Formação para Professoras de Dança do Ventre e Folclore do Oriente Médio, Método Acadêmico Suheil de Ensino, recebendo o Selo de Reconhecimento em Dança do Ventre. Tornou-se professora credenciada pelo Método Acadêmico Suheil de Ensino – 2011.

Organizou eventos de Dança Árabe e fusões no Bafafá Cultural do Gama – DF.

2012 – No dia 04 de Março de 2012 , apresentou-se no Show de Encerramento da Formatura do Curso de Formação para Professoras – Método Acadêmico Suheil de Ensino – no Espaço Hátor , Vila da Penha – RJ. Festival de Dança do SesC Penha – Latifah – RJ. Ministrou workshop de Zambra Mora e apresentou-se em Campos dos Goycatazes – RJ. Apresentou-se no Instituto Andréia Paula DF , no Espaço cigano GO, dirigida por Paulo Amorim, no Teatro do Sesc Gama (ballet clássico).

Concluiu o Curso Bailarina Suheil 2012 – RJ.

Inicia o Projeto Ventre Brasil em escola pública, trazendo a cultura árabe e sua relação com a cultura brasileira através da dança e de outras linguagens artísticas.

Em 2014 apresenta-se em diversos locais como Espaço Cigano, Instituto de Dança Andréia Paula, Irmã Sheila, escolas públicas, entre outros.

Em 2016 realiza o espetáculo Ventre Vivá no auditório do IFB do Gama, reunindo diversos artistas de dança da região, apresenta-se na Ópera La Traviatta, Centro Cultural de Brasília, Espaço Cigano, Festival Ruth Santana com Dança Cigana, na EAPE, Funarte com Dança Oriental e fusões, entre outros.

Traz como produtora cultural pela primeira vez ao DF a dançarina Luciana Barcelos, na cidade do Gama, buscando ampliar o conhecimento das pessoas da região sobre a cultura cigana.

Ministra a oficina “O Ventre e o Feminino” para professoras da rede pública de ensino na EAPE.

Participou das vivências no Encontro de Culturas do Mundo na Bahia 2018

Recebeu certificação pela Escola Nômade em Danças Ciganas Tradicionais e Moriscas 2017-2018

Faz diversas apresentações no DF de danças orientais árabes, ciganas, brasileiras e fusões.

FADM3
Selo profe
Selo metodo acad suheil
Selo Suheil 2011 bailarinas