Aulas de Dança do Ventre em Brasilia

Disco

.             Um estilo de música extremamente dançável e popular, a disco é a combinação de um tempo do jazz acelerado com uma forte e intermitente batida do rock, quase sempre utilizando-se de instrumentos latinos de percussão. Inicialmente ouvida em casas noturnas, chamadas de discotecas, onde os dançarinos eram atraídos por música mecânica pré-gravada e incessante iluminação altamente elaborada, a disco deriva-se do twist, um tipo de dança solo extremamente popular no início dos anos 60. A dança disco é mais formal e bem mais complexa que o twist, além de, em muitos casos, requerer uma partner.

.             A disco music (ou dance music) resgatou o desejo pela dançapor meio do “clássico” Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por John Travolta. Quando o ator vestiu seu terno branco e jogou o braço para o alto, a discothéque estava vivendo um período de iminente decadência, mas voltou a ser moda. Símbolo incontestável da disco music, o filme lançou um novo verbo conjugado internacionalmente: travoltear.

disco (2)

.             O fenômeno disco também aumentou a popularidade de algumas formas de dançar pré-coreografadas. Durante a febre disco era comum ver cantores simulando um robô no palco. A popularização do estilo chamado Robot, veio depois que o jovem Michael Jackson, do grupo Jackson 5, simulou um robô dançando durante a performace de Dancing Machine no Soul Train de 1973, posteriormente o cantor contou em seu livro Moon Walk que no dia seguinte todos estavam tentando imitá-lo.

.             O mais interessante da Era Disco é que não somente havia um estilo de música, mas um “estilo de vida”, era um modo de andar, um modo de falar, um modo de agir, uma moda que girava em torno disso tudo. As pessoas não estavam preocupadas com o amanhã e sim com o hoje, portanto, a pista de dança era o local ideal para “soltar” todas as repressões e se libertar, em todos os sentidos.

.             A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres e calças boca de sino, golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens, e as calças pantalonas para as mulheres, além de diversos adornos como anéis, pulseiras, relógios e correntes. Cabelos, quanto mais rebeldes melhor, Black Power era o estilo mais popular.

disco (1)

Fonte: 100 anos de música

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *